Mapa do site Mapa do site

URM - R$ 5.93

18/04/2018 às 08:36:00
GA-7 Ação no VerdeAzul de Educação Ambiental com foco na “proteção de nascentes”.

DIAGNOSTICO DA AÇÃO

A água é fundamental para a manutenção dos ecossistemas e contribui para o processo de absorção dos nutrientes no solo pelos vegetais além de atenuar a temperatura do ambiente, entre outros benefícios. Contudo, esse recurso natural encontra-se ameaçado pela atuação impactante do homem nas bacias hidrográficas, devido as cargas poluidoras lançadas na natureza e a remoção da cobertura vegetal. O município de Monções/SP possui 40 nascentes intocada/protegida/recuperada. Mais ainda temos 109 nascentes degradadas.

Nesse contexto, o meio rural e uma das suas principais atividades, a agricultura, estão alterando a quantidade e qualidade da água disponível. A redução na disponibilidade desse recurso natural tem se tornado um dos grandes limitadores para a produtividade das culturas. Além da escassez desse recurso, a agricultura, quando executada sem controle, gera efeitos indiretos no ecossistema e altera a qualidade da água disponível, causando poluição dos cursos d’água devido à utilização intensiva de defensivos e fertilizantes; bioacumulação, eutrofização dos mananciais e salinização dos solos. Além disso, a poluição atmosférica, às atividades intensivas de criação de animais, a poluição hídrica pela acumulação de metais pesados e produtos tóxicos provenientes da atividade industrial, desmatamentos, queimadas e impermeabilização dos solos pelas atividades humanas acarretam problemas de escassez e diminuição da qualidade da água útil disponível. Todas essas atividades colocam em risco a manutenção da vida na terra, dentro de um curto espaço de tempo. Assim, dada a importância do manancial para o suprimento de água com quantidade e qualidade e o papel fundamental de filtro natural da vegetação ciliar, as florestas ou outro tipo de vegetação, localizada no entorno de nascentes, olhos d’água, ao longo dos rios, e demais situações estabelecidas na Legislação Federal, Lei 12.651 de 2012, são consideradas como Áreas de Preservação Permanente (APP) (BRASIL, 2012). Considerando a necessidade de preservação desses locais e a problemática da qualidade da água, no município de Monções, iniciou-se desde setembro de 2017 um Programa, denominado Proteção de Nascentes, visando proteger esses locais o acesso de animais e manutenção da vegetação do entorno, por ter uma quantidade significativa de nascentes degradadas.  Aliado a isso, são realizadas atividades de educação ambiental, com adultos e crianças, de escolas do município, visando demonstrar a importância e a necessidade de preservação desses locais, para a manutenção dos recursos hídricos, fauna e flora associada.

PROPOSTA:

Educação ambiental com o foco na Proteção de Nascente com alunos da Escola Estadual José Florêncio do Amaral e com os alunos da Escola Municipal Dionisio Tonete.

FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO AMBIENTAL

Divulgação no Site do Município

Facebook Verde azul moncões

Publicado: 18 de ABRIL de 2018
GA 7

Receba informativos da prefeitura em seu e-mail
Localização Rua: Paraná, nº 805 - Monções, SP
Telefone Telefone para contato:
© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.