Prefeitura de Monções
Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
19 ABR 2018
USO DO SOLO

Ação no VerdeAzul relacionada aos processos geodinâmicos perigosos ou à exploração ou potencial exploração de recursos minerais municipais.

Diagnostico

O terraceamento, conhecido também como curva de nível, é uma técnica utilizada para barrar a água em terrenos com ALTA declividade. E suscetíveis a processos geodinâmicos perigosos tais como erosões, assoreamentos, deslizamentos, entre outros. A tecnologia é considerada uma boa prática agrícola, no que diz respeito a conservação do solo.

Em vistoria, que é realizada regularmente pela Diretora de Agricultura Municipal, ficou evidente a necessidade da realização do terraceamento em área localizada na Fazenda Braile, município de Monções. Esta área apresentava sinais de degradação do solo, tendo sido considerada, imediatamente a vistoria, área prioritária.

Proposta

Executar o terraceamento (curva de nível) na Fazenda Braile de propriedade do Sr. Domingos Braile, minimizando assim, os riscos de processos geodinâmicos perigosos.

Ferramentas de comunicação

Através do Site da Prefeitura e Facebook Verde azul monções está sendo informado a população as obras executadas.

Execução

No momento que o setor da Agricultura e Meio Ambiente, através do Diretor Alceu Alexandre verificou que na fazenda Braile, necessitava de terraceamento devido às fortes chuvas para manter a camada fértil do solo e o potencial produtivo da área a ser cultivada. No dia 10 de fevereiro de 2018 a prefeitura disponibilizou maquinário, funcionário e material para realização da curva de nível para combater os riscos de erosão dentre outros citados acima. As fotos em anexo são na Fazenda Braile. Foi utilizado o Trator com Terraceador para execução das curvas.

RESULTADO

Foi realizado 7 curvas de nível na Fazenda Braile para manter a camada fértil do solo e o potencial produtivo da área a ser cultivada e a prevenção de erosão. As curvas foram em 12 horas do trator e em 10 hectares.

VINCULADOS À PÁGINA:
Cadastre seu e-mail para receber as novidades da Prefeitura
Rua: Paraná, nº 805
Contato
De segunda a Sexta, das 07:00 horas as 11:00 horas e das 12:30 horas as 16:30 horas.
Logo da Prefeitura
Acompanhe