Prefeitura de Monções

10/09/2018 às 11:48:00
Micro e macrodrenagem

Microdrenagem: definida pelo sistema de condutos pluviais em rede urbana, que propicia a ocupação do espaço urbano por uma forma artificial de assentamento, adaptando-se ao sistema de circulação viária, ou seja, um conjunto de redes pluviais adaptadas às vias e ruas públicas.

É formada de :

• Boca de lobo: dispositivos para captação de águas pluviais, localizados nas sarjetas;
  • Sarjetas: elemento de drenagem das vias públicas. A calha formada é receptora das águas pluviais sobre as vias públicas;
  • Poço de visita: dispositivos localizados em pontos convenientes do sistema de galerias para permitirem mudança de direção, mudança de declividade, mudança de diâmetro e limpeza das canalizações;
  • Tubos de ligações: são canais destinados a conduzir as águas pluviais captadas nas bocas de lobo para a galeria ou para os poços de visita;
  • Condutos: obras destinadas à condução das águas superficiais coletadas
  • A drenagem combate principalmente a malária nas áreas urbanas utilizando de diversas ações, porém as principais são:

• Retificação de canais: Propicia movimentação rápida das águas, interferindo no ciclo biológico do mosquito.
    • Aterro: É um procedimento simples e eficaz para eliminar os criadouros de anofelinos (mosquitos). É utilizado nas áreas onde a malária é endêmica.
    • Construções de obras de arte: Consiste na construção de bueiros e galerias para dar escoamento regular às águas.

Cadastre seu e-mail para receber as novidades da Prefeitura
Rua: Paraná, nº 805
Contato
De segunda a Sexta, das 07:00 horas as 11:00 horas e das 12:30 horas as 16:30 horas.
Logo da Prefeitura
Acompanhe