SEX - 29/03
21 OUT 2022
Comunidade de assentados de Monções recebe servidores da Funasa para estudo e implantação de Saneamento Rural
A Comunidade de Assentados 'Limãozinho' de Monções recebeu a visita de 2 servidores da Fundação Vanzolini, empresa contratada pela FUNASA, para a elaboração do diagnóstico inicial do Programa Saneamento Brasil Rural.

A visita contou também com a presença da Presidente da comunidade, Maria do Carmo e dos servidores municipais Leamar e Daniel.

Lançado em dezembro de 2019, por meio da Portaria MS nº 3.174/2019, o Programa foi concebido à luz dos princípios fundamentais, diretrizes e estratégias do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), cuja elaboração foi determinada na Lei nº 11.445/2007.

A elaboração de um programa de saneamento rural se justificou, principalmente, devido ao passivo acumulado no país no que se refere ao saneamento em áreas rurais. Além disso, estes territórios são compostos por particularidades que requerem uma abordagem própria e distinta da convencionalmente adotada em áreas urbanas no que se refere às tecnologias adequadas, aos modelos de gestão e à apropriação da população quanto às soluções aplicadas.