QUA - 01/05
29 NOV 2013
Governador faz inaugurações e anuncia pavimentação de vicinal
NNo último sábado, 23 de novembro, o governador do estado, Geraldo Alckmin, esteve na cidade de Monções para a entrega de 44 casas construídas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e para as inaugurações da nova Delegacia de Polícia do município e da ponte Córrego do Cachorro.

O ápice da visita foi o anúncio feito pelo governador da pavimentação asfáltica de vicinal que liga os municípios de Monções e Gastão Vidigal, “temos que procurar atender o maior número de pessoas possível e esta vicinal vai atender a região”, destacou o governador em seu pronunciamento, atendendo pedido feito anteriormente, no palanque, pelo prefeito de Monções, Douglas Honorato.

Vale enfatizar que o prefeito de Gastão Vidigal, Carlos Ney de Castilho, estava com ofício em mãos, reiterando o mesmo pedido.

Alckmin destacou que esta obra será feita em parceria com o DER (Departamento de Estradas e Rodagem), e a manutenção ficará por conta dos dois municípios.

A obra, de 5,8 quilômetros está orçada em mais de R$ 5 milhões. Vale destacar que a extensão total a vicinal é de 12 quilômetros, uma parte, pertencente ao município de Gastão Vidigal já está asfaltada. O restante pertence, 3,6 quilômetros a Gastão e 2,2 quilômetros a Monções.

O evento contou com as presenças do secretário de Habitação, Sílvio Torres; do secretário de Transportes e Logística, Saulo de Castro; do Secretário da Casa Militar, Cel. Marco Aurélio Alves Pinto; do superintendente do DER (Departamento de Estradas e Rodagens), Clodoaldo Pelissioni, os deputados estaduais Carlão Pignatari, Itamar Borges e Dilador Borges, entre outras autoridades.

De acordo com o secretário Sílvio Torres, o Conjunto Habitacional foi entregue com água, energia elétrica, calçada, muros e toda acessibilidade para a população. “Além deste conjunto, outros 124 lotes, do programa Lotes Urbanizados, serão entregues para a população em breve e mais famílias sairão do aluguel”, completou Torres.

Os novos mutuários terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento habitacional. As prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. Quem ganha até três salários vai desembolsar 15% dos rendimentos.

Em Monções, 91% das famílias que vão receber as chaves dos imóveis estão nessa faixa. O valor da menor prestação é de R$ 101,70.

Já para ampliar a delegacia, foram investidos R$ 304.276,50, sendo R$ 300 mil aplicados pelo Governo do Estado e R$ 4.276,50 pela Prefeitura, que também cedeu um imóvel para o funcionamento da unidade durante a reforma. As obras começaram em março de 2012 e terminaram no último mês de maio.

Para melhorar o atendimento, o Governo do Estado reformou as oito salas e os demais ambientes da unidade policial. O prédio foi ampliado em 252,57 m², passando a ter uma área total de 1.276,57 m². Entre as melhorias, a delegacia ganhou um banheiro adaptado para pessoas com deficiência física.

A Delegacia de Polícia de Monções funciona na Rua Paraná, 791, no centro da cidade.

A Ponte do Córrego do Cachorro, também inaugurada na ocasião, recebeu o nome de João Ratero.

O prefeito Douglas Honorato agradeceu a presença do governador Geraldo Alckmin e também as parcerias dos deputados Carlão Pignatari, Dilador Borges e Itamar Borges, que sempre estão à disposição em ajudar o município de Monções.

O prefeito ainda reiterou junto ao governador Alckmin e prefeitos presentes, a solução para estancar a evasão de recursos do ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços) da produção de álcool e açúcar dos municípios da região que possuem usinas. “O problema se dá pelo fato de as usinas serem vinculadas a uma cooperativa. Toda a produção das usinas é repassada para a cooperativa no valor de custo, sem o valor adicionado”, explicou Douglas.

O governador Alckmin elogiou o trabalho que o prefeito vem realizando em Monções e liberou, além de recursos para a pavimentação asfáltica da vicinal, um micro-ônibus e uma van para transporte de pacientes. Alckmin ainda disse que daqui a 20 dias será publicada a licitação para recuperação da rodovia SP-461 que liga Monções a Nhandeara. “O governo do Estado se compromete a fazer uma parceria e junto vamos trabalhar para o desenvolvimento de toda a região”, completou o governador.
Autor: Miriam Suzuki
29/11/2013