SEX - 03/05
21 DEZ 2021
Especial Natal 2021: Entrevista com a presidente do Fundo Social de Monções, Maria Agostini Alves
1 - Como foi encarar o desafio de cuidar do setor social do município?
Maria Agostini Alves -
Diante do cenário pandêmico, deparamo-nos com o aumento acentuado da demanda das famílias em situação de vulnerabilidades, a nossa preocupação desde o início fora em atender e amenizar esse impacto, buscando por meio do Fundo Social do Estado doações para famílias de Monções.

2 - Quais os projetos que o setor desenvolve?
Maria Agostini Alves -
No momento o Fundo Social de Solidariedade, vem atuando em parceria com o Fundo Social de São Paulo, com doações de cestas básicas.

Em relação a Política de Assistência de Social, o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, está à frente na execução para atender as famílias referenciadas, com oficinas socioeducativas.

3 - O que te chamou atenção neste convívio direto com o munícipe, na maior parte em estado de vulnerabilidade?
Maria Agostini Alves -
Observamos que muitas famílias foram abrangidas por dificuldades socioeconômicas e sociais, infelizmente estamos vivenciando as fragilidades causadas pelo desemprego, a falta de renda e ausência da convivência social e familiar.

4 - Seus planos para 2022?
Maria Agostini Alves -
Executar os Cursos de qualificação profissional e geração de renda, em parceria com SENAR/SEBRAE e SENAI, para que de maneira assertiva possamos proporcionar oportunidades para inclusão no mercado de Trabalho.

O CRAS visa um planejamento amplo de oficinas socioeducativas para atender os públicos; crianças, adolescentes, adultos, famílias e idosos.

5 - Na sua opinião qual a maior necessidade de seu município, em se tratando do social hoje?
Maria Agostini Alves -
Ainda reforço que a maior fragilidade e necessidade está na ampliação e oportunidades de empregos, isso ocasiona as vulnerabilidades sociais de muitas famílias do município, entretanto, estamos buscando estratégias para incluir e atenuar essa situação.

6 - Considerações finais?
Maria Agostini Alves -
Mesmo sendo um ano desafiador e ao mesmo tempo tão transitório com diversas mudanças, ocasionadas pelo COVID-19, o município buscou estratégias para amenizar o impacto do cenário pandêmico, para isso contamos com uma equipe de profissionais atuantes, vale ressaltar o comprometimento da gestão com os munícipes.

Sabemos que ainda teremos novos desafios, porém para 2022 estamos com perspectiva de avanços, por meio das parcerias mencionadas e cursos que serão ofertados a população, com intuito de impactar de maneira assertiva as famílias.