QUA - 15/05
12 SET 2014
EDUCAÇÃO E CULTURA
A Família na Escola Amaral em Monções
No dia 23 de agosto, a equipe da EE José Florêncio do Amaral organizou na Escola da Família o Compromisso São Paulo, evento para receber as famílias dos alunos com objetivo de aproximar a comunidade da vida escolar dos estudantes. A segunda edição de 2014 de Um Dia na Escola do Meu Filho (a primeira foi em 22 de fevereiro) teve como tema norteador das atividades “Histórias e lendas que nos encantam a cultura paulista”.

Como o assunto envolvia os costumes e o folclore da nossa região, foram convidadas pessoas da comunidade que pudessem transmitir essa cultura para os mais jovens. Por isso, estiveram presentes os berranteiros (Leandro e Mateus) que encantaram o público com o som desse instrumento que faz parte da história dos boiadeiros que campeavam boiada pela região.

Além do som do berrante, outros instrumentos fizeram parte da festa: a sanfona tocada pelo Sr. Sebastião que instigou a plateia para o forró e o berimbau que acompanhou o grupo de capoeira Anjos Guerreiros, liderado pelo mestre Aparecido Silvério, na sua apresentação. O ponto alto foi a roda de samba, que provocou os convidados a ensaiar seus passos no centro da roda.

Outro momento esperado, o de contação de histórias. Os contadores de causos sr. João Branco, dona Ana Maria e Dona Olívia encantaram a todos, adultos e crianças com as suas histórias de assombração e seus causos de antigamente.

Para comemorar o folclore com bastante aprendizado, os professores preparam atividades que envolveram os pais e os filhos. Dentre elas, os trava-línguas, dinâmica do ditado popular, as brincadeiras de roda e as leituras de textos de cordel.

A sala de leitura despertou os leitores com a entrega de livros publicados pelos alunos no ano de 2013 através do PRODESC D– Programa Descentralizado. E, não faltaram as atividades esportivas que animaram os pais em uma partida de vôlei.

O evento foi finalizado com um lanche, um momento de confraternização entre escola e família. União essencial para uma educação de qualidade para os nossos jovens.
12/09/2014
A Família na Escola Amaral em Monções