20 MAR 2015
Prefeito Douglas Honorato fala sobre o atual momento no 51º aniversário de Monções
Neste sábado, 21, o município de Monções completa 51 anos de emancipação político administrativa. O prefeito Douglas Honorato aproveitou a data para falar sobre a atual situação da cidade, investimentos, expectativa para o longo do ano e conquistas.

Assim como a maioria dos municípios, Monções também foi atingida pela queda nos repasses. “Apesar de todas as dificuldades com a recessão da economia acumulada, com a queda do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) e FPM (Fundo de Participação dos Municípios) estou conseguindo realizar o que havia proposto em meu plano de governo. Atualmente não só Monções, mas toda nossa região, está passando por dificuldades com a economia e principalmente por ter afetado a maior empresa de nosso município e a maior geradora de empregos e renda que é a Usina Virgolino de Oliveira”, afirma o prefeito.

Atualmente algumas obras estão em andamento no município. Centro de Lazer (lanchonete campo), construção de piscina aquecida, ampliação do Centro de Saúde, construção UBS no Bairro Bela Vista, Construção do Barracão de Santos Reis, Centro de Zoonoses, e quadra coberta no CDHU (já concluída). “O ano de 2015 está sendo um ano de muitos desafios e ajustes econômicos, mas espero manter o município no caminho certo, honrando nossos compromissos financeiros e executando todas as melhorias previstas em andamentos”, acredita Honorato.

O prefeito faz um planejamento para área habitacional. “Temos uma área municipal que foi adquirida no meu primeiro ano de governo, que pretendo implantar no local novos lotes urbanos para atender a população menos favorecida que não possui casa própria”, diz.

O município teve bastante investimento em áreas essenciais como: Saúde, Educação e Social.

Na saúde, está sendo reformada e ampliada a UBS local. Construção de nova UBS no bairro Bela Vista. Contratação de dentista 08 horas diárias no programa ESF. Agendamento de viagens com disponibilidade de veículos para pacientes que necessitam de atendimento específico em outras localidades. Aquisição de medicamentos para a farmácia da UBS. Implantação de Programa contra Tabagismo, Projeto de Violências e Acidentes por uma Cultura de Paz e arrastões de Combate à Dengue. Promoção de Atividade física através do Projeto Agita Monções.

Na educação, entrega de kits de materiais escolares e apostilas didáticas aos alunos da rede municipal. Implantação do Programa Mais Educação para o ensino fundamental do município, com oficinas de capoeira, tênis de mesa, leitura e produção de texto com a contratação de professores e monitores capacitados. Todas as salas de aula das escolas estão climatizadas e houve também a reforma nas dependências da Creche Lino Ítalo Braile.

Já no social, são realizados encontros semanais com a terceira idade feminina e masculina onde são desenvolvidas diversas atividades, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para o público idoso e adolescente. Curso semanal de enxoval para as gestantes e palestras com profissionais da saúde. Cursos profissionalizantes ofertados para as famílias referenciadas no CRAS como: violão, bordados, culinária, aplicação de insufilm, eletricista básico. Realização de diversas viagens com os grupos de idosos como Thermas dos Laranjais, Holambra, Ibitinga e comemoração da semana do idoso.

Em relação a frota municipal, a conquista mais recente foram as aquisições de dois tratores para o setor da Agricultura.

Investimento em recapes também estão em pauta no município. “Temos previsto o recape de vias públicas, o asfalto na via que liga a popular “Cruizinha” à rodovia SP 461, convênio assinado do asfalto de Monções a Gastão Vidigal e seremos beneficiados pelo recape e criação de terceira faixa na rodovia SP 461”, enumera o prefeito.

O chefe do Executivo encerra com uma mensagem aos munícipes de Monções. “Manifesto aqui o orgulho que sinto de ser filho desta terra, onde contribuo com o meu trabalho para fazer dessa cidade um lugar cada vez melhor de se viver. Parabéns a todos que cumprem o seu dever, sempre fazendo o melhor; também aqueles que buscam novas ideias e aceitam os desafios. É com essa ideologia que alcançaremos os objetivos, deslumbrando o sucesso vindouro. Agradeço e Parabenizo todos nossos munícipes, funcionários municipais e a toda Câmara Municipal de vereadores por estarem sempre juntos e lutando pelo progresso e desenvolvimento de nossa cidade. Feliz aniversário, querida Monções! Parabéns pelos seus 51 anos!”.

Festividades

Neste ano foi realizada a 26ª Festa do Peão de Boiadeiro nos dias 11, 12, 13 e 14 de março com show de Pedro Henrique e Rafael, Fernando e Sorocaba e Zé Henrique e Gabriel. A festa contou com o que há de melhor do rodeio brasileiro e vale destacar que toda a população de Monções teve entrada franca todos os dias do evento.

Nesta sexta-feira, 20, haverá o bolo comemorativo de 51 metros e show musical no calçadão a partir das 20h. Também será realizada a tradicional missa em ação de graças pelo aniversário do município na Igreja Matriz no dia 21 de março às 19h30.
Autor: Daniel de Paula